Pular para o conteúdo principal

DEVOCIONAIS nas INSTITUTAS de J. CALVINO, Semana 3: O CONHECIMENTO DE DEUS E A CONSCIÊNCIA DOS HOMENS. p. Ivan S Rüppell Jr. Julho, 2020.

Calvino escreveu "As Institutas" do Cristianismo a partir dos paradigmas de Santo Agostinho e Martinho Lutero, segundo o pensamento dos Apóstolos e Pais da Igreja, desenvolvendo o formato do Credo Apostólico, em edições publicadas desde 1536 até 1559. Esse é o terceiro volume de uma série de resumos e citações nas Institutas de João Calvino. Devocional, Tópicos 3-4. 1: O CONHECIMENTO DE DEUS É IMPLANTADO NO CORAÇÃO DO HOMEM DE MODO NATURAL. Todos os seres humanos tem consciência da existência de Deus. O escritor Cícero disse que não há uma nação ou povo tão bárbaro, que não saiba que existe um Deus. A própria idolatria religiosa da humanidade comprova isto, já que os homens preferem adorar pedaços de madeira e pedras, ao invés de se declararem ateus. Esse é um dos motivos que nos permitem afirmar que a religião não é uma invenção humana, ainda que alguns tipos de homens dela se utilizem para submeter as pessoas. Pois até estes enganadores tem a sua crença e junto deles, alguns dos piores homens, como Caio Calígula, que despreza a Deus, mas treme diante do Altíssimo ao menor sinal da ira divina. Eis algumas das razões e sentimentos que nos fazem entender que a existência de Deus é um conhecimento que está presente no coração de toda humanidade. 2: ESTE CONHECIMENTO É ABAFADO OU CORROMPIDO PARCIALMENTE PELA IGNORÂNCIA E PARCIALMENTE PELA MALDADE. Texto Bíblico Base: Capítulo 1 da carta de Paulo aos Romanos. “Sabem a verdade a respeito de Deus, pois ele a tornou evidente. Por meio de tudo que ele fez desde a criação do mundo, podem perceber claramente seus atributos invisíveis: seu poder eterno e sua natureza divina.” (Romanos 1.19-20). Embora todos os homens tenham esta semente religiosa em si mesmos, nenhum deles consegue faze-la amadurecer corretamente, sendo que o resultado desta incapacidade é que não há uma piedade verdadeira no mundo, que seja realmente consagrada ao Deus Altíssimo. No entanto, esta tolice gravíssima não os livra de serem responsabilizados por sua rebeldia e de serem culpados por sua vaidade. Pois são rápidos para definir superficialmente a pessoa de Deus, tendo como único padrão de avaliação a si próprios. E desse modo, naturalmente afastam-se do Deus verdadeiro, até se apaixonarem por um sonho do próprio coração, conforme esclarece o Apóstolo Paulo: “Dizendo-se sábios, tornaram-se tolos.” (Romanos, 1.22). As palavras de Davi: “Os tolos dizem em seu coração: “Não há Deus!”, se referem a estes homens que sufocam em si mesmos a luz da revelação natural da grandeza de Deus. Davi também afirma que eles negam a Deus quando não acreditam no seu governo Soberano, dizendo que o Senhor está ausente da história. O salmista explica que não há temor em seus corações, pois até se orgulham de suas maldades, porém, Deus os leva para seu tribunal vez ou outra, utilizando a voz da consciência, não importando o tamanho de seu desprezo pelo Senhor. Essa orientação explica o modo como a religiosidade comum dos homens é algo vazio, a partir dos fundamentos do conteúdo de seus ensinos, mesmo que eles desejem agradar a Deus com tais crenças. Eles esquecem que a religião verdadeira deve ser completamente definida pelo ensino autorizado de Deus. Eis a razão porque Paulo disse aos Efésios que eles continuariam distantes de Deus, caso permanecessem sem o conhecimento correto do único Deus verdadeiro. Essa culpa dos seres humanos fica cada vez mais grave, pois buscam a Deus somente quando ficam com medo da realidade. E rápido praticam suas próprias regras e ritos num projeto religioso enganoso tentando agradar a Deus, esquecendo que estas atitudes os tornam ainda mais desobedientes perante as verdades divinas. Isso faz com que a desobediência seja o padrão e princípio de suas atitudes cotidianas, enquanto procuram ficar de bem com Deus através de uma falsa religiosidade – algo que apaga de seus corações as fagulhas do conhecimento de Deus que carregam no interior. Desprezam a Deus na riqueza e correm atrás dele nas dificuldades, revelando através de falsas orações curtas que não ignoram o Senhor, mas sim, ocultam de si mesmos o conhecimento de Deus que foi plantado lá no profundo de seus corações. Autor: Ivan Santos Rüppell Jr. Teólogo, Cientista da religião e Ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil. REFERÊNCIAS: CALVINO, João. AS INSTITUTAS DA RELIGIÃO CRISTÃ, Editora Cultura Cristã, SP, 2006. WILES, J. P. Ensino sobre o Cristianismo – uma edição abreviada de AS INSTITUTAS DA RELIGIÃO CRISTÃ, Publicações Evangélicas Selecionadas, São Paulo/SP. (páginas 55 a 69, Institutas, vol 1) (páginas 23 a 36, Resumo de J.P. Wiles)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍMBOLOS DE FÉ DA IPB. Aula 3. Teologia e Contexto Histórico.

Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...

SÍMBOLOS DE FÉ. Aula 5. IPB.

Esse texto contém apenas citações de um livro dedicado ao conteúdo informativo sobre a história e temas teológicos da Igreja Presbiteriana do Brasil: NASCIMENTO, Adão Carlos, e MATOS, Alderi Souza de. O que todo presbiteriano inteligente deve saber. Santa Bárbara do Oeste, SP : SOCEP Editora, 2007. Este resumo de citações é de uso exclusivo para utilização em aulas do SPS, no objetivo de definir contextos e entendimentos importantes acerca da Disciplina Símbolos de Fé de Westminster. "QUEM SOMOS. A Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB - é uma federação de igrejas que tem em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Suas origens mais remotas encontram-se nas reformas protestantes suiça e escocesa, no século 16, lideradas por...

REFORMA PROTESTANTE. Teologia e Doutrinas.

Esse texto traz um resumo abreviado com citações, de artigo publicado pelo teólogo protestante Franklin Ferreira, no jornal gazeta do povo, Curitiba PR: 'Os temas centrais da Reforma Protestante'. O teólogo, diretor de seminário e pastor Franklin Ferreira graduou-se em teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo pós graduação na Universidade Luterana do Brasil e Mestrado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, sendo autor de diversos livros, dentre eles; 'A Igreja Cristã na história', 'Contra a Idolatria do Estado', 'O Credo dos Apóstolos'; e publica periodicamente no jornal gazeta do povo. TEXTO. O artigo 'Os temas centrais da Reforma Protestante' foi publicado em 25/10/2021, quando da celebração de 504 anos da Reforma Protestante iniciada no século 16. No dia 31 de outubro de 1517, Martinho Lutero deu publicidade na Igreja do Castelo de Wittenberg, às suas 95 teses do 'De...