Igreja Presbiteriana Olaria. Texto Bíblico Base: Salmo 116.
O Salmo 116 é uma “exuberante ação de graças ao Senhor por te livrado o salmista da morte, sendo que ele relembra seu grito de aflição ao Senhor e proclama, com alegria, que Deus o ouvira. Em resultado, ele resolveu oferecer sacrifícios ao Senhor.” Análise do contexto dos Salmos de Louvor: os salmos 113 a 118 eram entoados durante a Páscoa, sendo provável que Jesus os tivesse cantado junto com os discípulos na noite da última Ceia. Esses salmos orientavam a adoração a Deus do povo de Israel, sendo utilizados nas celebrações das festas anuais de Jerusalém, como da Páscoa, das Semanas, dos Tabernáculos, da Lua Nova e da Dedicação do Templo. (Bíblia de Genebra).
Os primeiros versículos do salmo apresentam o amor e a gratidão que o salmista oferece ao Senhor, e também explicam a razão destes sentimentos e do louvor dedicado a Deus: “Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas orações. Porque ele se inclina para ouvir, orarei enquanto viver. A morte me envolveu com suas cordas, e os terrores da sepultura me dominaram; não via outra coisa senão sofrimento e tristeza. Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor!” (versos 1-4). A resposta dada por Deus ao clamor do salmista e o sentimento de paz que ele passou a experimentar após receber os cuidados do Senhor, são descritos nos versos seguintes: “O Senhor é compassivo e justo; o nosso Deus é misericordioso! O Senhor protege os ingênuos; eu estava diante da morte, e ele me salvou. Volte, minha alma, a descansar, pois o Senhor lhe tem sido bom.” (versos 5-7). Observe que o salmista passou por um momento de tristeza profunda, e se sentia perto da morte, quando o Senhor ouviu as suas orações, e lhe deu livramento e paz.
Agora, vamos prestar um pouco de atenção no versículo mais conhecido deste salmo, que é o versículo 15, aproveitando para ler em três traduções: (1): “Preciosa é aos olhos do Senhor, a morte dos seus santos”. Seguem as outras duas traduções, para nos ajudar a entender o ensino desse verso; (2): “O Senhor se importa profundamente com a morte de seus fiéis.”, e, (3): “O Senhor vê com pesar a morte de seus fiéis.”
O significado desse texto bíblico para nós que temos a revelação completa dada no Novo Testamento, indica que a vida do povo de Deus e também a morte dos fiéis são “preciosas aos olhos” do Senhor, porque Deus se preocupa com toda a nossa existência, em todo tempo.
O livramento da morte ou da tristeza profunda numa sensação de morte, da qual o salmista foi liberto pelas mãos do Senhor, se tornou um motivo e oportunidade para ele louvar ao Senhor. Essa situação fez o salmista perceber e declarar o modo como Deus cuida das nossas vidas em qualquer momento e circunstância, inclusive na ocasião da nossa morte, seja para nos livrar e deixar vivos, seja para nos manter debaixo dos seus cuidados, ao nos levar para o Paraíso; conforme a promessa de Jesus na cruz.
Esse conhecimento é importante para o povo de Deus, pois a morte de irmãos em Cristo, e parentes e familiares faz parte de nossas vidas, e precisamos estar atentos às Palavras de Deus, para receber consolo e esperança, e para anunciar aos outros o Amor de Deus na Cruz de Jesus Cristo, que levou os nossos pecados e nos oferece a Ressurreição.
Questões para compartilhar:
a) Quais dos ensinos deste salmo, chamaram mais a sua atenção e falaram ao seu coração neste momento da sua vida: o modo como Deus ouve e responde as orações? O modo como Deus visita o salmista para livra-lo da morte e proteger? O modo como o salmista descansa no Senhor após experimentar o cuidado do Senhor?
b) O que chamou a sua atenção no versículo 15: “Preciosa é aos olhos do Senhor, a morte dos seus santos”; e, “O Senhor se importa profundamente com a morte de seus fiéis.”?
c) O que chama a sua atenção nos versos finais do Salmo: “Oferecerei a ti um sacrifício de ação de graças e louvarei o nome do Senhor. Cumprirei meus votos ao Senhor na presença de todo o seu povo, na casa do Senhor, no meio de Jerusalém. Louvado seja o Senhor!” (Salmo 116. 17-19).
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Qua a graça e conforto nos acompanhe, em nossos dias.
ResponderExcluir