quarta-feira, 10 de março de 2021

A PÁSCOA CRISTÃ. Livro de Êxodo 3.7-9

TEXTO bíblico: "Então o Senhor lhe disse: "Por certo, tenho visto a opressão do meu povo no Egito. Tenho ouvido seu clamor por causa de seus capatazes. Sei bem quanto eles tem sofrido. Por isso, desci para libertá-los do poder dos egípcios e levá-los do Egito a uma terra fértil e espaçosa... Sim, o clamor do povo de Israel chegou até mim." (Êx. 3.7-9). MEDITAÇÃO. A Páscoa é uma celebração religiosa que anuncia a Justiça de Deus na história, com o Senhor Deus condenando o Faraó e Egito e derramando misericórdia sobre os descendentes de Abraão, o pai da fé. Uma Justiça que o Espírito de Deus governa na história hoje, mantendo pecadores orgulhosos afastados, e trazendo pra perto os pecadores arrependidos. Que são os humildes que crêem no Cordeiro Jesus de Deus levando seus pecados e maldições lá na cruz! Um entendimento importante sobre a realidade espiritual da Páscoa teve início com as orações do "povo de José" lá no Egito. Eles ouviram os testemunhos de seus pais sobre o Amor de Deus Todo Poderoso, e decidiram clamar pra que Deus visitasse suas vidas num período em que estavam oprimidos. Então, ao meditar sobre o significado da Páscoa, podemos refletir sobre a importância dos cristãos orarem a Deus em tempos difíceis da vida. Afinal, após a vinda de Jesus Cristo - o cordeiro pascal do cristianismo, aquela vivência do povo de fé lá no Egito se tornou uma experiência de vida possível a todos os homens diante de Deus. Uma experiência em que a nossa fé e orações são respondidas com graça e misericórdia divinas na nossa existência. Pois Jesus leva nossos pecados e assim se faz o perfeito e bendito mediador entre nós e a Pessoa de Deus, para que sejamos ouvidos e atendidos. É isso. Eis a maneira como a Páscoa deve ser celebrada hoje. Como uma verdade histórica em que Deus ouve nossas orações e visita nossas casas com bondade e misericórdia; assim como fez na primeira Páscoa, lá no Egito. ORAÇÃO. Santo Deus e Pai nosso que está nos céus. Abençoa as nossas vidas através da Páscoa de Jesus Cristo, pois te pedimos que visite a nossa alma e ilumine a nossa família com tua graça e bondade. Venha ouvir as nossas orações e clamor, assim como ocorreu há três mil e quinhentos anos na terra do Egito, na experiência de fé do povo de Israel. Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de Teologia e Ciências da Religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário