TEXTO bíblico: "Então o Senhor lhe disse: "Por certo, tenho visto a opressão do meu povo no Egito. Tenho ouvido seu clamor por causa de seus capatazes. Sei bem quanto eles tem sofrido. Por isso, desci para libertá-los do poder dos egípcios e levá-los do Egito a uma terra fértil e espaçosa... Sim, o clamor do povo de Israel chegou até mim." (Êx. 3.7-9).
MEDITAÇÃO.
A Páscoa é uma celebração religiosa que anuncia a Justiça de Deus na história, com o Senhor Deus condenando o Faraó e Egito e derramando misericórdia sobre os descendentes de Abraão, o pai da fé. Uma Justiça que o Espírito de Deus governa na história hoje, mantendo pecadores orgulhosos afastados, e trazendo pra perto os pecadores arrependidos. Que são os humildes que crêem no Cordeiro Jesus de Deus levando seus pecados e maldições lá na cruz! Um entendimento importante sobre a realidade espiritual da Páscoa teve início com as orações do "povo de José" lá no Egito.
Eles ouviram os testemunhos de seus pais sobre o Amor de Deus Todo Poderoso, e decidiram clamar pra que Deus visitasse suas vidas num período em que estavam oprimidos. Então, ao meditar sobre o significado da Páscoa, podemos refletir sobre a importância dos cristãos orarem a Deus em tempos difíceis da vida. Afinal, após a vinda de Jesus Cristo - o cordeiro pascal do cristianismo, aquela vivência do povo de fé lá no Egito se tornou uma experiência de vida possível a todos os homens diante de Deus. Uma experiência em que a nossa fé e orações são respondidas com graça e misericórdia divinas na nossa existência. Pois Jesus leva nossos pecados e assim se faz o perfeito e bendito mediador entre nós e a Pessoa de Deus, para que sejamos ouvidos e atendidos. É isso. Eis a maneira como a Páscoa deve ser celebrada hoje. Como uma verdade histórica em que Deus ouve nossas orações e visita nossas casas com bondade e misericórdia; assim como fez na primeira Páscoa, lá no Egito.
ORAÇÃO. Santo Deus e Pai nosso que está nos céus. Abençoa as nossas vidas através da Páscoa de Jesus Cristo, pois te pedimos que visite a nossa alma e ilumine a nossa família com tua graça e bondade. Venha ouvir as nossas orações e clamor, assim como ocorreu há três mil e quinhentos anos na terra do Egito, na experiência de fé do povo de Israel.
Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de Teologia e Ciências da Religião.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário