sábado, 20 de março de 2021

MEDITAÇÕES Bíblicas da Páscoa Cristã

Feliz Páscoa para todos nós em 2021. Convido você a meditar na Bíblia para que a sua Celebração da Páscoa de Jesus de Nazaré seja abençoada. São quatro textos bíblicos e breves comentários, para que o nosso espírito e coração possam estar sendo preparados para celebrar a mais importante Data do Cristianismo. Boa leitura! 1. A ORAÇÃO DO POVO DE DEUS. Êxodo 3.7-9: "Então o Senhor lhe disse: "Por certo, tenho visto a opressão do meu povo no Egito. Tenho ouvido seu clamor por causa de seus capatazes. Sei bem quanto eles tem sofrido. Por isso, desci para libertá-los do poder dos egípcios e levá-los do Egito a uma terra fértil e espaçosa... Sim, o clamor do povo de Israel chegou até mim." Comentário: As orações do povo de Israel pedindo a misericórdia de Deus, num período em que estavam oprimidos debaixo das mãos do Faraó no Egito, nos ajudam a refletir sobre a importância dos cristãos clamarem a Deus em tempos difíceis da vida. E ao recordar a maneira como o Senhor estava atento ao clamor de seu "povo de fé" na primeira Páscoa, lembro como neste último ano um grande número de pessoas tem buscado receber mensagens sobre a Bondade de Deus, revelando como as pessoas estão fragilizadas neste período de Pandemia e necessitadas da intervenção divina. Páscoa é tempo de Oração! 2. SEJA VOCÊ TAMBÉM UMA BÊNÇÃO. Êxodo 3. 10-14: "Agora vá, pois o envio ao faraó. Você deve tirar meu povo, Israel do Egito. Moisés, porém, disse a Deus: "Quem sou eu para me apresentar ao faraó? Quem sou eu para tirar o povo de Istael do Egito?" Deus respondeu: "Eu estarei com você (...) Deus respondeu a Moisés: "Eu Sou o que Sou. Diga ao povo de Israel: Eu SOU me enviou a vocês". Comentário: De repente, Moisés se viu chamado pelo Senhor pra ser um mediador entre céus e terra, entre Deus e os homens. Os cristãos também vivem preocupados com o fato de que todo o conhecimento e bençãos que Deus lhes ensina e oferece deve ser compartilhado com familiares e amigos. Sendo que esta responsabilidade faz os cristãos vivenciarem algumas das lutas e angústias que Moisés passou, ao ser enviado ao povo de Israel e ao Faraó, em nome de Deus. Páscoa é tempo de confiar que Deus vai nos abençoar para falar d´Ele ao próximo, e orar pelas pessoas. 3. DEIXE MEU POVO SAIR PARA ME ADORAR. Êxodo 6.6-7, 7.1,5: "Portanto, diga ao povo de Israel: "Eu sou o Senhor. Eu os libertarei da opressão e os livrarei da escravidão no Egito. Eu os resgatarei com meu braço poderoso e com grandes atos de julgamento. Eu os tomarei como meu povo e serei o seu Deus. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, seu Deus, que os libertou da opressão no Egito (...) Então o Senhor disse a Moisés:... Quando eu levantar minha mão e tirar os israelitas do meio deles, os egípcios saberão que eu sou o Senhor". Comentário: As Dez pragas do Egito se tornaram um momento da história em que o mundo teve um conhecimento profundo da Soberania de Deus. Além de vermos o poder de Deus sobre a natureza e a morte, nós aprendemos que o faraó ficou contra Deus em razão de seu orgulho, ao mesmo tempo em que Deus também endureceu o coração do faraó; e aqui descobrimos como Deus é soberano sobre o ser humano. (7.3, 14). O motivo porque Deus estava libertando seu povo de fé no Egito também foi dito a Moisés, nas palavras que o faraó deveria ouvir: "Deixe meu povo sair para me adorar." (8.1). O conhecimento das Promessas e Realizações de Redenção movidas por Deus no Egito iluminam os cristãos pra celebrar a Páscoa, afirmando junto com o Apóstolo Paulo: "E estou convencido de que nem morte nem vida... nem o que existe hoje nem o que virá no futuro... poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor." (Rm 8.38-39). 4. QUANDO EU VIR O SANGUE, PASSAREI POR SOBRE AQUELA CASA. Êxodo 12. 3, 6-7, 13: "Anunciem a toda a comunidade de Israel que, no décimo dia deste mês, cada família escolherá um cordeiro ou um cabrito para fazer um sacríficio , um animal para cada casa. (...) Nesse dia, toda a comunidade de Israel sacrificará seu cordeiro ou cabrito ao amanhecer. Em seguida, tomarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes laterais e no alto das portas das casas onde comerem o animal... Quando eu vir o sangue, passarei por sobre aquela casa." Comentário: "O feriado judaico da Páscoa (Pessach) comemora a libertação dos israelitas da escravidão no Egito. Ele também celebra especificamente como Deus poupa os israelitas da última - e pior - das pragas. É esse evento que forma a base do feriado da Páscoa. O feriado serve como lembrete do drama e significação do Êxodo para o povo escolhido por Deus." (p 72-73*). Confiar em Deus sobre o que não vemos e sequer imaginamos não é algo fácil, ainda mais quando somos convocados a ter fé através de uma atitude que não entendemos, pois não faz parte das nossas atividades comuns. Esse sentimento de dúvida deve ter passado no coração dos descendentes de Abraão lá no Egito, quando foram avisados de que a Décima Praga do Anjo da Morte iria cair sobre todas as pessoas e animais da região. Enquanto ouviam esse aviso, também foram convocados para prestar atenção numa promessa: "quanto aos israelitas, porém, nem um cão latirá contra eles ou seus animais." (11.7). Páscoa é tempo de saber e confiar que Deus irá nos livrar da morte, e irá nos dar a Ressurreição. QUE DEUS PAI ABENÇOE A SUA PÁSCOA! Referência: (*O Livro da Bíblia. Tammi J. Schneider. 1 ed - São Paulo : Globo Livros, 2018). Autor: Ivan Rüppell Jr

Nenhum comentário:

Postar um comentário