TEXTO Bíblico. "Vão e aprendam o que significa: "Quero misericórdia, e não sacrifício". Pois não vim chamar justos, e sim pecadores." (Evangelho de Mateus 9.13).
MEDITAÇÃO. As religiões que existem pra religar o relacionamento entre os homens e Deus orientam sobre a importância de entregar sacrifícios e ofertas em rituais e celebrações. Trata-se de um tema que tem a ver com a "justiça" do fiel e o acerto de contas do pecado que separa as pessoas diante de Deus. Pois é comum entender que a distância e o afastamento da humanidade para com Deus ocorreu devido a algo que deve ser consertado, sendo esse o objetivo existencial e saudável das religiões. Então, as ofertas e sacrifícios são dedicados para que o homem receba perdão e tudo fique "justo" entre ele e Deus. Por isso que Deus Pai enviou Jesus Deus Filho pra viver e morrer pela humanidade em pecado, para que o próprio Jesus seja o sacrifício e oferta dos cristãos para Deus Pai. Ou seja, Jesus é a própria Justiça dos cristãos perante Deus. A partir disso, como os cristãos receberam de Deus tudo que precisam pra estar bem com Deus, Jesus convoca os cristãos pra oferecer ao próximo, exatamente o que receberam de Deus Pai: misericórdia. Faça essa oferta de justiça, seja bom! ORAÇÃO. Santo Deus e Pai Nosso que está nos céus. Santificado seja o teu nome por causa do seu amor por nós. Ilumina o nosso coração pra que possamos ser bons assim como o Senhor é sempre bom conosco. Ajuda-nos a sermos pessoas misericordiosas neste mundo, pra que venha o teu Reino e seja feita a tua vontade entre todos nós. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião e teologia, e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário