Conta-se a história da senhora escolhida e seus filhos que aguardavam notícias do antigo Senhor da comunidade, pois Ele seguia trabalhando de longe para manter os cuidados sobre a família. Até que um dia, um dos companheiros mais fiéis dele chegou na casa com uma mensagem fundamental, explicando o que eles deveriam crer e viver para se aproximar do Senhor numa nova jornada: o mensageiro entregou para eles o valioso "Livro-Levitíco", que demonstrava como a família poderia seguir perto do Senhor pelas terras do deserto. Ainda, haviam ali 4 mandamentos para que todos pudessem honrar diretamente o Senhor no dia a dia, além de outros 5 mandamentos finais declarando tudo aquilo que os filhos não deveriam fazer no cotidiano - para que não fossem pegos brigando com o Senhor e indo na direção contrária d´Ele na caminhada. Havia também o quinto mandamento, que unia os outros nove de maneira bendita. E foi assim que Moisés entregou o primeiro testamento nas mãos da senhora e se retirou, deixando os papiros junto da família, com o documento ainda brilhando com a glória da presença do Senhor. Algum tempo depois, o mensageiro João chegou na casa da velha senhora, e entregou uma mensagem especial conforme fora avisado tempos antes pelo primo Isaías: o documento era novo e falava do enorme amor do Pai por toda a família e cada um deles particularmente. A mensagem incluía declarações sensíveis e bondosas, misericordiosas e caridosas, atingindo toda aquela comunidade de gente de maneira universal. A boa nova oferecia de graça o maior amor do mundo através das mais profundas palavras que não se podia ler em nenhum outro livro dos homens já escrito. A velha senhora logo reuniu toda a família, com os filhos e primos, parentes de todas as graduações em todos os tempos. Ela leu entusiasmada as definitivas Boas Novas do Senhor e Pai para toda a família. Após a leitura, a senhora recolheu o coração pra dentro do corpo e suspirou esperanças direto da alma, enquanto guardava o bom documento em diversas dobraduras para que coubesse no bolso do avental, bem no lado esquerdo do peito, como já falava a canção. Finalmente, enquanto a velha senhora levantava os olhos para vislumbrar toda a parentela, eis que se ouviram batidas firmes na porta da residência. Moisés e João tomaram a maçaneta juntos no ambiente da congregação entupida de gente, e então o Filho primogênito do Pai entrou pela porta e foi direto abraçar a velha senhora. Foi um abraço de 7 minutos em que não apenas a senhora, mas também todos os filhos puderam experienciar as palavras ditas antes na carta. Palavras do Criador que tomavam forma visível e encarnada diante de toda a família, sendo que agora eles até podiam sentir as declarações ditas por Deus - pois junto do Filho entrou uma pomba na casa que seguia voando pelos cômodos, até respingar sobre todos as sensações mais benditas de cada uma das palavras entregues pelo Profeta. Sim, aquela casa conheceu então, a Graça e a Verdade! Pois assim que viu o Filho diante de todos no centro da casa, "João deu testemunho dele quando disse em alta voz: "Este é aquele a quem eu me referia quando disse: "Alguém virá depois de mim, muito mais poderoso que eu, pois existia antes de mim". De sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça. Pois a lei foi dada por meio de Moisés, mas a graça e verdade vieram por meio de Jesus Cristo." (Evangelho de João, cap. 1. 15-17).
autor. Ivan Santos Rüppell Jr é professor de ciências da religião.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
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