O primeiro milagre de Jesus foi o sinal messiânico da nova realidade judicial da humanidade pecadora diante do Deus Santo. Jesus chamava os discípulos para segui-lo enquanto era anunciado por João Batista como o 'Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo', e aquele que 'batiza com o Espírito Santo'. Este milagre da transformação de água em vinho ocorreu num casamento no povoado de Caná da Galileia, em que o vinho da festa acabou e a mãe de Jesus indicou o filho para tratar do problema - e o resto é história! Jesus de Nazaré disse que ainda não havia chegado a hora dele revelar ao mundo que era o Messias, mas na verdade, chegou! Jesus transformou quase 600 litros de água em vinho, e assim os potes utilizados para o ritual da purificação de pecados se tornaram em vasos cheios de vinho. As águas usadas para a cerimônia de purificação externa e regional dos pecados dos homens se tornaram o vinho - que representa a alegria da vida verdadeira daqueles que hoje andam com Deus, pois são perdoados e nascidos de novo para um relacionamento interior e universal.
E assim, uma nova ordem e aliança relacional entre os homens e Deus foi anunciada através daquele que tanto tira o pecado do mundo, como derrama o Espírito sobre os homens: pois Jesus batiza seres humanos integrando as suas pessoas inteiras na Pessoa do Espírito Santo de Deus. Ele veio cheio de graça e verdade ao promover o completo conhecimento de Deus e a perfeita religação favorável entre a humanidade e o Senhor do Universo: uma nova religiosidade estava prestes a nascer. "Jesus respondeu: "Creia em mim, mulher, está chegando a hora em que já não importará se você adora o Pai neste monte ou em Jerusalém... Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. O Pai procura pessoas que o adorem desse modo. Pois Deus é Espírito, e é necessário que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". A mulher disse: "Eu sei que o Messias (aquele que é chamado Cristo) virá. Quando vier, ele nos explicará tudo. Então Jesus lhe disse: "Sou eu, o que falo com você."
(Evangelho de João cap. 4, 21-26).
autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião e teologia cristã.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário