Quando Jesus de Nazaré gastou algum tempo e deu atenção para uma mulher solitária na alma e isolada socialmente no primeiro século, o Messias de Deus colocou em prática o mandamento de Amar o próximo de uma maneira profunda e abrangente. Foi a melhor ação social da história!
Jesus de Nazaré encontrou a Mulher Samaritana ao meio dia no poço de Jacó e pediu um pouco de água. Porém, a mulher ficou surpresa por ele, judeu e homem, pedir algo a uma samaritana - pois os judeus e samaritanos sequer se falavam devido a conflitos religiosos.
Prontamente, Jesus ofereceu para a Mulher samaritana uma água que faria ela nunca mais sentir sede, algo para resolver as maiores necessidades dela. E tudo isto ocorreu num segundo, logo após a mulher pedir a água para Jesus. Dá uma olhada: "Vá buscar seu marido", disse Jesus. "Não tenho marido", respondeu a mulher. Jesus disse: "É verdade. Você não tem marido, pois teve cinco maridos e não é casada com o homem com quem vive agora. Certamente você disse a verdade. "O senhor deve ser profeta", disse a mulher. "Então diga-me por que os judeus insistem que Jerusalém é o único lugar de adoração... Jesus respondeu: "Creia em mim, mulher, está chegando a hora em que já não importará se você adora o Pai neste monte ou em Jerusalém... Pois Deus é Espírito e é necessário que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade". A mulher disse: "Eu sei que o Messias (aquele que é chamado Cristo) virá. Quando vier, ele nos explicará tudo". Então Jesus lhe disse: "Sou eu, o que fala com você!". (Evang. de João cap. 4. 16-26). Então, a mulher voltou ao vilarejo em que morava e contou a todos sobre um homem que disse a ela tudo que havia feito na vida. Os moradores da aldeia foram atrás de Jesus e insistiram para ele ficar no povoado, aonde ele os ensinou por dois dias. O que houve naqueles dias em Samaria foi o início da experiência de salvação descrita por João no cap. 3, quando ele afirma que há dois tipos de seres humanos no mundo: "quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que outros vejam que ele faz a vontade de Deus". (João 3. 20-21). E assim, a Mulher Samaritana sem paz pessoal e sem vida social devido a seus pecados, tomou a atitude de praticar a verdade de acreditar que Jesus é o Messias, se aproximando da Luz do mundo para ser perdoada, e testemunhando em atos e palavras que Jesus fala a verdade do Evangelho de Deus pra humanidade. A história existencial daquela mulher e do povoado mudaram para sempre! autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião, Igreja Presbiteriana do Brasil.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário