domingo, 18 de outubro de 2020

A RELIGIÃO PURA E VERDADEIRA! Estudo de Pequenos Grupos da Igreja Presbiteriana Olaria, 19 a 23 de Outubro

TEXTO Bíblico Inicial: “A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos orfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." (Tiago 1.27). MEDITAÇÃO. As viúvas se tornaram a primeira preocupação social da Igreja de Cristo, assim que os cristãos começaram a se reunir como Povo de Deus (Atos 6.1), e essa situação não mudou, mesmo que hoje existam a rede de assistência da Saúde e de Aposentadoria do governo. E quanto às crianças orfãs, bem, mesmo que existam Casas Lares para atende-las, as suas necessidades serão sempre maiores do que qualquer outro ser humano, devido sua idade e carências. Então, o que parece não ter mudado é o fato da Igreja do Senhor ainda precisar ser exortada para organizar a fraternidade da Família de Deus junto aos que precisam de atenção e sustento. Mas, isso também não é novidade, pois a todo instante nós temos conhecimento de novas notícias sobre o desamparo que acomete as viúvas e os orfãos neste mundo, além de tantas outras pessoas. Então, vamos meditar num conselho simples do Apóstolo Tiago, que ao seguir o entendimento de Paulo, que dizia que a "fé se expressa pelo amor", afirmou que os cristãos deveriam mostrar a sua fé pelas obras: "Não se limitem, porém, a ouvir a palavra; ponham-na em prática. Do contrário, só enganarão a si mesmos. Pois, se ouvirem a palavra e não a praticarem, serão como alguém que olha no espelho, vê a si mesmo, mas, assim que se afasta, esquece como era sua aparência." (Tiago 1.22-24). COMPARTILHAR em Grupo. Leitura bíblica base: “A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos orfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo". Pergunta 1. O que esse texto bíblico fala a seu coração, até pelo fato do Apóstolo usar a expressão: "religião pura e verdadeira"? Pergunta 2. Quê tipos de atividades a Igreja poderia realizar pensando nos órfãos e viúvas da Igreja e da Sociedade? Pergunta 3. Meditamos nas últimas semanas em dois textos da Palavra de Deus que ensinam sobre a sujeição do cristão ao Senhor em todas as áreas da vida, conforme Tiago 4.7: “Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês"; e acerca de como os cristãos devem ser reconhecidos pela sua bondade, conforme Gálatas 6.9: “Portanto, não nos cansemos de fazer o bem. No momento certo, teremos uma colheita de bênçãos, se não desistirmos”. (Gálatas 6.9). O que mudou em seus sentimentos e na sua atitude desde que meditamos nestes versículos, à luz da exortação de Tiago para que os cristãos "não se limitem, porém, a ouvir a palavra..."? Boa Semana! DINÂMICA das reuniões de Pequenos Grupos: QUEBRA-Gelo: (10 min). O quebra-gelo é utilizado para aquecer os participantes, de uma forma descontraída e perguntas simples, é uma oportunidade de interação e conhecimento mútuos. ORAÇÃO Inicial: Neste momento nos colocamos na presença do nosso Deus e Pai e pedimos auxílio para nos orientar e instruir em Sua Palavra. COMPARTILHAR da Palavra: (10 min). O líder do PG se torna o FACILITADOR desse momento expondo o texto através da leitura bíblica e na sequência inicia as perguntas para todos os participantes. PERGUNTAS: As perguntas realizadas pelo FACILITADOR auxiliam a compreensão e aplicação do texto bíblico na vida diária. ORANDO Por Nossos Amigos e Familiares: Neste momento apresentamos os nomes de pessoas que gostaríamos que participassem dos PGs, pedindo a Deus que toque os corações e que possamos ser usados por Deus para convida-los, além de intercedermos por pedidos diversos. (formato baseado em orientações de PGs, da Igreja Presbiteriana do Barreto.).

Um comentário:

  1. Aprouve a Deus, estarmos fazendo a sua obra, em quanto vida Ele nos da aqui na terra, e que sejamos, verdadeiramente luz do mundo e sal da terra.

    ResponderExcluir