sábado, 24 de outubro de 2020

Meditação Dominical. VIVER PELA FÉ!

TEXTO Bíblico: "As boas-novas revelam como opera a justiça de Deus, que, do começo ao fim, é algo que se dá pela fé. Como dizem as Escrituras: "O justo viverá pela fé". (Carta aos Romanos, 1.17). "A inquietação espiritual que atormentava outros grandes cristãos, ao longo de todas as épocas, também influenciou o Monge Martinho Lutero. Ele estava consciente do próprio pecado, da santidade divina e da sua grande incapacidade de obter o favor de Deus. Em 1510, Lutero viajou para Roma e ficou desiludido com o tipo de fé mecânica que encontrou ali. Fez tudo o que pôde para ser piedoso. Subiu a escada de Pilatos, em que Cristo supostamente caminhou. Lutero orava e beijava cada degrau à medida que prosseguia, mas, mesmo ali, suas dúvidas ainda fervilhavam. Em 1515, começou a estudar e ensinar a Carta de Paulo aos Romanos. As palavras de Paulo consumiram a alma de Lutero. "Minha situação era que, apesar de ser um monge impecável, eu me punha diante de Deus como um pecador perturbado por minha consciência e não tinha confiança de que meus méritos poderiam satisfazê-lo", escreveu Lutero. "Noite e dia eu ponderava, até que vi a conexão entre a justiça de Deus e a afirmação de que "o justo viverá pela fé". Então, entendi que a justiça de Deus é a retidão (de Cristo) pela qual a graça e a absoluta misericórdia de Deus nos justificam pela fé. Em razão dessa descoberta, senti que renascera e entrara pelas portas abertas do paraíso. Toda a Escritura passou a ter um novo significado (...), esta passagem de Paulo tornou-se para mim, o portão para o céu". (Curtis, 2003, p 110). O verso bíblico "O justo viverá pela fé" explica o modo como os cristãos conseguem estar junto da presença de Deus, mesmo sendo pecadores e falhos. Pois eles não são aceitos por Deus porque são bons, mas sim porque Jesus é bom. E eles irão aproveitar o que Jesus fez diante de Deus, tomando isto para as suas próprias vidas com Deus. Ou seja, irão viver com Deus pela fé no que Jesus realizou, quando ele foi homem justo e levou os pecados dos injustos, na cruz. A angústia de Lutero sobre ter a consciência atormentada por não conseguir obedecer a lei de Deus para sentir-se aceito e próximo de Deus, é uma experiência que você passa? ORAÇÃO. Santo Deus e Pai nosso que está nos céus. Que a graça e a paz do Senhor estejam sobre mim. Perdoa os meus pecados e purifica os meus desejos ruins. Quebranta o meu coração e me faz humilde. Derrama fé e temor no meu coração. Que venha o seu reino e seja feita a sua vontade sobre mim. Não me deixes cair em tentação, mas livra-me do mal. AMÉM! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor de ciências da religião e teologia, e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana do Brasil. REFERÊNCIAS: CURTIS, A Kenneth. Os 100 acontecimentos mais importantes da história do cristianismo: tradução Emirson Justino - São Paulo : Editora Vida, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário