"Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo." (Evang. de Mateus, 28. 18-19).
O Sábado de Jesus no evangelho de Marcos desenvolve os valores do Dia de descanso que o Senhor Deus criou para a humanidade. Pois o sábado foi feito para o Homem, e não o homem para o Sábado. Segue um diálogo de Jesus esclarecendo um princípio pra orientar a Igreja na organização do "Sábado do Messias": "Então lhes perguntou - É lícito no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixar morrer? Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus, olhando em volta, indignado e entristecido com a dureza de coração daquelas pessoas, disse ao homem: - Estenda a mão. O homem estendeu a mão, e ela lhe foi restaurada." (Marcos, cap. 3. 4-5).
No objetivo de fazer o bem no Sábado e cotidiano da Igreja, os Cristãos atuaram caridosamente nas Pandemias dos sécs. 2 e 3 no Império Romano, e organizaram no séc. 19 o "Exército da Salvação" para atender os necessitados da revolução industrial, em Londres, Inglaterra.
Nessa mesma visão, Igrejas Cristãs buscaram promover a educação e progresso da população nos últimos séculos, especialmente entre o fim do séc. 19 e início do 20, com a criação de escolas e universidades confessionais que promoviam conteúdos de conhecimento moral e técnico valiosos para a transformação da sociedade, inclusive no Brasil.
O povo cristão também tem atuado para fazer o bem diante das enchentes que acometem o RGSul nesse mês de maio de 2024.
Assim, na realidade deste século 21, ao invés de uma Igreja - uma Escola, os Cristãos poderiam propor no coração e mover na mente e atividades, a ideia de "Uma Igreja - Uma ONG".
O propósito é de que em alguns Sábados Dominicais, os religiosos se encontrem para Adorar a Deus no estudo da Bíblia e nas celebrações, unindo a esse encontro bendito a atividade caridosa de abrir as portas da Ong de Jesus para atender a população.
Imagine a bênção que seria mover um passeio dominical dos membros da igreja no bairro ou em visita à uma Instituição de ação social cristã, para atender os necessitados e apoiar os profissionais que se dedicam a atender os vulneráveis.
Um vínculo relacional como esse trará oportunidades de conversas e encontros ao redor da Boa Nova do Evangelho, criando um novo convívio social para a Igreja a partir desse Sábado virtuoso.
Assim, esse movimento de cristãos na sociedade a cada Sábado Religioso iria gerar uma transformação social e uma edificação da Igreja de Cristo dignas do verdadeiro propósito do Sábado de Deus criado para servir a humanidade; sendo o próprio 'Sal e Luz' de Jesus. ORAÇÃO: Senhor Deus e Pai Nosso que está nos céus, que venha o seu Reino e seja feita a sua vontade no Sábado da Igreja de Jesus, o Cristo de Deus. Abençoa os cristãos pra que sejam Sal da terra e Luz do mundo. Amém!
Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor, capelão da Repas e ministro da Igreja Presbiteriana, atuando na assessoria e gestão de parcerias entre igrejas e inst. de ação social.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
Comentários
Postar um comentário