Pular para o conteúdo principal

Mensagem. AÇÃO SOCIAL. Justiça e Sabedoria.

ÉTICA E VIRTUDE. As Boas Obras de Justiça dos cristãos vão brilhar sobre toda a humanidade que assim vai olhar para os céus e dar graças a Deus. É preciso Temor e Fé para conseguir praticar as boas obras "sal e luz" junto dos homens, pois às vezes é difícil acreditar que a misericórdia e a pureza, a caridade e humildade, a fome e sede de justiça cristãs ainda sejam atitudes capazes de preservar uma terra degenerada e iluminar um mundo tenebroso. Jesus Cristo definiu no Sermão do Monte que a Justiça dos cristãos deveria ser muito superior na comparação com a justiça praticada pelos religiosos obedientes na "raça", os fariseus. A superioridade da Justiça dos cristãos - que é o jeito como eles obedecem a Lei de Deus está no fato de ser uma "justiça do coração", em espirito e em verdade, interior e sincera; movida pelo Espírito Santo. Jesus esclarece que veio ao mundo pra obedecer toda a lei, e baseado no poder divino da nova aliança sobre a natureza humana, exorta e orienta que aqueles que estiverem n'Ele serão capazes de respeitar até a menor regra dos mandamentos, e assim serão grandes no Reino dos céus. Jesus esclarece no Sermão que há dois tipos de boas obras de justiça da lei que os cristãos devem seguir: as obras da Justiça Social e as obras da Justiça Religiosa. As boas obras da Justiça Social são aquelas que a gente pratica ao se relacionar com as pessoas e na sociedade. E as boas obras da Justiça Religiosa são as que fazemos diante de Deus, como Jesus define em Mateus 6.1 - 18: "Tenham cuidado! Não pratiquem suas boas ações em público, para serem admirados por outros... E seu Pai, que observa em segredo, os recompensará." Agora, veja que interessante, pois a Caridade é uma boa obra de justiça religiosa cristã diante de Deus em primeiro lugar, mas que devemos praticar objetivamente diante e para os outros seres humanos. Então, parece que a justiça religiosa da caridade é exatamente aquele mandamento que melhor exemplifica o resumo da lei, de Amar a Deus e Amar o próximo, não é mesmo? O próprio Jesus ao definir o princípio do mandamento de Amar o próximo unido ao mandamento de Amar a Deus, ensinou na Parábola do Bom Samaritano que a atitude de misericórdia perante qualquer necessitado é a boa obediência da lei; "então Jesus disse: "Vá e faça o mesmo". (Lucas 10.25-37). O Apóstolo Paulo cuidou de manter e promover esta boa obra de justiça religiosa na vida da Igreja de Cristo, exortando e ensinando cuidadosamente o modo em que os cristãos deveriam amar o próximo. Logo entre os anos 50 e 51, o Apóstolo escreve na primeira carta aos Tessalonicenses, destacando um princípio fundamental: "Cuidem que ninguém retribua o mal com o mal, mas procurem fazer o bem uns aos outros e a todos." (1Tessalonicenses 5.15). No ano de 55 Paulo enviou a segunda carta aos Coríntios, ao deixar Éfeso e em viagem até Corinto. São dois capítulos inteiros dedicados aos cristãos de Corinto e ao povo de Deus em todos os tempos, que tratam da caridade cristã movida pela generosidade da misericórdia, afirmando para o Cristianismo a essência espiritual de uma relação íntima com Deus que o cristão desenvolve diante do próximo. É incrível: "Visto que vocês se destacam em alguns aspectos - na fé, nos discursos eloquentes, no conhecimento, no entusiasmo e no amor que receberam de nós - queríamos que também se destacassem no generoso ato de contribuir... No momento, vocês tem fartura e podem ajudar os que passam por necessidades... Lembrem-se: quem lança apenas algumas sementes obtém uma colheita pequena, mas quem semeia com fartura obtém uma colheita farta... Pois é Deus quem supre a semente para o que semeia e depois o pão para seu alimento... Em tudo vocês serão enriquecidos a fim de que possam ser generosos... Como resultado do serviço de vocês, eles darão glória a Deus. Pois sua generosidade com eles e com todos os que creem mostrará que vocês são obedientes às boas-novas de Cristo." (2 Coríntios 8.7 - 9.13). Anos mais tarde, ao redor do ano 61, Paulo escreve da prisão em Roma, agradecido pelas ofertas dos cristãos filipenses, demonstrando a força da generosidade cristã nas relações mais pessoais diante das dificuldades individuais: "Como eu me alegro no Senhor por vocês terem voltado a se preocupar comigo... Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças. Mesmo assim, vocês fizeram bem em me ajudar na dificuldade pela qual estou passando... E esse mesmo Deus que cuida de mim lhes suprirá todas as necessidades por meio das riquezas gloriosas que nos foram dadas em Cristo Jesus." (Filipenses 4. 10-19). Ainda na década de 60, entre os anos em que saiu da prisão em Roma até para lá voltar e ser martirizado em 68 d.C, o Apóstolo Paulo escreveu sobre o mandamento da caridade do povo de Deus, instruíndo a Timóteo entre os anos de 62 a 64. Paulo ensina Timóteo sobre esta boa obra de justiça, aproveitando pra exortar a família e ensinar aos ricos: "Cuide das viúvas que não tem ningúem para ajuda-las. Mas, se elas tiverem filhos ou netos, a primeira responsabilidade deles é mostrar devoção no lar e retribuir aos pais o cuidado recebido. Isso é algo que agrada a Deus... Se alguma irmã na fé tem viúvas na família, deve tomar conta delas e não sobrecarregar a igreja, que assim poderá cuidar das viúvas que estiverem verdadeiramente sozinhas... Ensine aos ricos deste mundo que não se orgulhem nem confiem em seu dinheiro, que é incerto. Sua confiança deve estar em Deus, que provê ricamente tudo de que necessitamos para nossa satisfação. Diga-lhes que usem seu dinheiro para fazer o bem. Devem ser ricos em boas obras e generosos com os necessitados, sempre prontos a repartir. Desse modo, acumularão tesouros para si como um alicerce firme para o futuro, a fim de experimentarem a verdadeira vida." (1Timóteo, 5.3 - 6.19). E para concluir esse tema, anotamos a orientação clássica do amor ao próximo para a religião cristã, retirada do texto neo testamentário mais antigo, tendo sido escrito entre os anos de 44 a 49 d.C: "A religião pura e verdadeira aos olhos de Deus, o Pai, é esta: cuidar dos orfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo." (Carta do Apóstolo Tiago, 1.27). SABEDORIA E DESENVOLVIMENTO. E agora, como essa boa obra de justiça religiosa diante do Senhor que deve-se praticar para o próximo pode se tornar um ministério comunitário e institucional de um grupo de igrejas e denominação? Certa vez li que 'sabedoria' é saber quando e como fazer algo, pois a hora errada e o jeito falho de realizar as coisas só causam confusão. Agora, melhor que conceituar "sabedoria" no geral, é ser Sábio na situação em que devemos superar a nossa tolice. Tá entendendo? Afinal, a Sabedoria Cristã Biblica é uma conduta relacional virtuosa, não é um conhecimento ou conceito. Dá uma olhada: "Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacifica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras... E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça." (Carta de Tiago, cap. 3. 17-18). Observe que a Sabedoria Cristã é uma postura pra se relacionar com as pessoas que abre a oportunidade para que elas sejam respeitadas e levadas em conta no entendimento da questão, e na escolha do que iremos fazer juntos de forma benigna na situação. Sabedoria não é uma resposta pronta para uma situação comum, mas uma atitude de atenção que se preocupa em tratar a situação junto daqueles que fazem parte da experiência que compartilhamos. A Sabedoria cristã acontece num olhar de valor ao próximo que geramos em nossa consciência intelectual sensivel para que consigamos nos relacionar de maneira proveitosa sem desprezar a ética moral dos mandamentos de Deus na resolução da questão. ORAÇÃO. "Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. (...) De onde vêm as discussões e brigas em seu meio?... Invejam o que outros possuem, lutam e fazem guerra para tomar deles... E, quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados, pedem apenas o que lhes dará prazer (...). Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de vocês... Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará." (Tiago 1.5, 4. 1-9). Autor. Ivan Santos Rüppell Jr é professor, advogado e ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil, atuando na gestão de ações sociais de igrejas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍMBOLOS DE FÉ DA IPB. Aula 2. Teologia e Contexto Histórico.

Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...

SÍMBOLOS DE FÉ. Aula 5. IPB.

Esse texto contém apenas citações de um livro dedicado ao conteúdo informativo sobre a história e temas teológicos da Igreja Presbiteriana do Brasil: NASCIMENTO, Adão Carlos, e MATOS, Alderi Souza de. O que todo presbiteriano inteligente deve saber. Santa Bárbara do Oeste, SP : SOCEP Editora, 2007. Este resumo de citações é de uso exclusivo para utilização em aulas do SPS, no objetivo de definir contextos e entendimentos importantes acerca da Disciplina Símbolos de Fé de Westminster. "QUEM SOMOS. A Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB - é uma federação de igrejas que tem em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Suas origens mais remotas encontram-se nas reformas protestantes suiça e escocesa, no século 16, lideradas por...

OFICINA DO DIABO. Clássico de C. S. Lewis chega ao séc. 21 via Cinema brasileiro, 2025.

C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...