Certa vez li que 'sabedoria' é saber quando e como fazer algo, pois a hora errada e o jeito falho de realizar as coisas só causam confusão. Agora, melhor que conceituar "sabedoria" no geral, é ser Sábio na situação em que devemos superar a nossa tolice. Afinal, a Sabedoria Cristã Biblica é uma conduta relacional virtuosa, não é um conhecimento ou conceito. Dá uma olhada: "Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacifica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras... E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça." (Carta de Tiago, cap. 3. 17-18). Observe que a Sabedoria Cristã é uma postura pra se relacionar com as pessoas que abre a oportunidade para que elas sejam respeitadas e levadas em conta no entendimento da questão, e na escolha do que iremos fazer juntos de forma benigna na situação. Sabedoria não é uma resposta pronta para uma situação comum, mas uma atitude de atenção que se preocupa em tratar a situação junto daqueles que fazem parte da experiência que compartilhamos. A Sabedoria cristã acontece num olhar de valor ao próximo que geramos em nossa consciência intelectual sensivel para que consigamos nos relacionar de maneira proveitosa sem desprezar a ética moral dos mandamentos de Deus na resolução da questão.
ORAÇÃO. "Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá.
(...) De onde vêm as discussões e brigas em seu meio?... Invejam o que outros possuem, lutam e fazem guerra para tomar deles... E, quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados, pedem apenas o que lhes dará prazer (...).
Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus e ele se aproximará de vocês... Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará." (Tiago 1.5, 4. 1-9).
Autor. Ivan S R Jr é ministro presbiteriano e professor, capelão da Repas e gestor de parcerias entre igrejas e ações sociais cristãs.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário