Pular para o conteúdo principal

Meditação. O SÁBADO DE JESUS II, O Chamado.

O Sábado de Jesus era no sábado mesmo, embora depois da Ressurreição, deva ser no domingo. Isso porque Jesus veio trazer "vinho novo" que deve ser colocado em "barris novos" - o que significa uma estrutura diferente para o relacionamento que Deus está movendo com a humanidade através da Aliança anunciada pela Ressurreição realizada no Evangelho de Jesus no Domingo, como vemos no cap. 2 do Evang. de Marcos. É por isso que Jesus chama os pecadores "pescadores" Simão e André, Tiago e João para segui-lo até que se tornem pescadores de gente; enquanto também chama os pecadores "comuns" e publicanos cobradores de impostos romanos para segui-lo num almoço de boas vindas do Filho de Deus. Em meio a tudo isso, as lideranças da organização do Sábado na época reclamavam com Jesus que seus primeiros discípulos não jejuavam para honrar a Deus, e também reclamavam de um grupo de seguidores que não participavam do sábado dos fariseus e escribas. Diante de tantas dúvidas sobre como os homens iriam se acertar com Deus e praticar a Lei do Senhor, bem, Jesus esclareceu que iria solucionar tudo de uma vez só, ao definir que iria chamar todos os doentes de pecados juntos para serem curados no Sábado de Deus, pronto. Até porque os saudáveis não acreditam no Messias, o médico do Sábado hospitalar do Deus Altíssimo. Para concluir a orientação, Jesus chamou os líderes da igreja e lhes contou a parábola do filho pródigo - revelando a alegria de Deus Pai quando recebia em casa os filhos "pecadores" que estavam distantes, e destacando o modo em que o Pai desejava que seus filhos "pecadores" próximos tivessem maior satisfação junto d´Ele em Casa. Sendo que estes eram os próprios escribas e fariseus, os administradores do Sábado do Senhor naqueles dias. Para não deixar a ponta sem nó, Jesus declara seu ensino essencial sobre o Sábado para que todos possam ouvir e decidir sobre como irão viver na Casa de Deus, tanto os filhos pecadores distantes, como os filhos pecadores próximos. Pois ali estava no meio deles Aquele que é maior que o sábado e o próprio Senhor do sábado. Jesus perguntou: deve-se fazer o bem, ou deve-se fazer o mal ao ser humano no Sábado? E como Jesus definiu que devemos fazer o bem orientado pela lei no sábado, ao invés de somente organizar o sábado para apontar como agiam os que não praticavam a lei, então, decidiram matá-lo! ORAÇÃO. Senhor Deus e Pai Nosso que está nos céus, que venha o seu Reino e seja feita a sua vontade quando estivermos indo pra igreja ou buscando estar com outros junto do Senhor no Sábado. Abençoa o nosso Sábado para que sejamos curados de nossos pecados, enquanto também curamos os pecados e feridas do próximo, ao invés de somente fazer comentários e juízos sobre as doenças deste mundo tenebroso. Amém! Autor. Ivan S Rüppell Jr é professor, capelão da Repas e ministro da Ig. Presbiteriana, atuando na gestão de ações sociais de igrejas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÍMBOLOS DE FÉ DA IPB. Aula 3. Teologia e Contexto Histórico.

Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...

SÍMBOLOS DE FÉ. Aula 5. IPB.

Esse texto contém apenas citações de um livro dedicado ao conteúdo informativo sobre a história e temas teológicos da Igreja Presbiteriana do Brasil: NASCIMENTO, Adão Carlos, e MATOS, Alderi Souza de. O que todo presbiteriano inteligente deve saber. Santa Bárbara do Oeste, SP : SOCEP Editora, 2007. Este resumo de citações é de uso exclusivo para utilização em aulas do SPS, no objetivo de definir contextos e entendimentos importantes acerca da Disciplina Símbolos de Fé de Westminster. "QUEM SOMOS. A Igreja Presbiteriana do Brasil - IPB - é uma federação de igrejas que tem em comum uma história, uma forma de governo, uma teologia, bem como um padrão de culto e de vida comunitária. Historicamente, a IPB pertence à família das igrejas reformadas ao redor do mundo, tendo surgido no Brasil em 1859, como fruto do trabalho missionário da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos. Suas origens mais remotas encontram-se nas reformas protestantes suiça e escocesa, no século 16, lideradas por...

OFICINA DO DIABO. Clássico de C. S. Lewis chega ao séc. 21 via Cinema brasileiro, 2025.

C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...