terça-feira, 9 de agosto de 2022

ATIVIDADES 1 e 2. Cosmovisão Reformada. 2023.

COSMOVISÃO REFORMADA. ATIVIDADES dos Textos e Conteúdos dados em aula: Introdução, Cosmovisões Comparadas, Cosmovisão Reformada a experiência holandesa. ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM. Favor enviar as respostas em doc word via email, ao professor. FAVOR ENVIAR SOMENTE AS RESPOSTAS. Exemplo: Questão 1, Item A-V (verdadeiro), B-F (falso) etc. QUESTÃO 1. Acerca do tema Cosmovisão, analise as colunas abaixo, e marque V para verdadeiro e F para falso, enviando apenas a resposta do item, identificando V ou F. ITEM A. "A palavra cosmovisão é tradução do termo alemão Weltanschauung (visão de mundo) e foi usada pela primeira vez pelo filósofo iluminista Immanuel Kant em sua obra Crítica da faculdade do juízo (1790)." ( v ) B. “A cosmovisão é a visão do mundo em termos da realidade que uma religião ou filosofia cria em um determinado momento ou sob uma determinada orientação política. É uma forma de ver e interpretar o mundo.” ( F ) C. "É o modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um mundo e uma visão da vida, ou um paradigma. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino." ( V ) D. "Cosmovisão é um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para definir o conhecimento da natureza da humanidade e o propósito de seus deveres no mundo, e nas questões sociais. ( V ) E. "Uma cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração, que pode ser expresso como uma narrativa ou como um conjunto de pressuposições (suposições que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou inteiramente falsas) que nós sustentamos (consciente ou subconscientemente, consistente ou inconsistentemente) sobre a constituição básica da realidade, e que provê o fundamento sobre o qual nós vivemos, nos movemos e existimos." ( V ) RESPOSTA. V-F-V-V-V QUESTÃO 2. Aceca do tema de conceitos de Cosmovisão e seu desenvolvimento histórico, assinale apenas as afirmativas corretas. ITEM A. “Cosmovisão é um esquema conceitual pelo qual, consciente ou inconscientemente, aplicamos ou adequamos todas as coisas em que cremos, e interpretamos e julgamos a realidade." ( v ) B. “A importância das cosmovisões se expressa na seguinte reflexão: "Pode-se argumentar com base em fatos relativos à natureza do homem e às condições da vida humana, que os seres humanos tem uma profunda necessidade de formar algum quadro geral do universo total em que vivem, a fim de poderem, de uma forma que lhes seja significativa, relacionar suas próprias atividades fragmentadas com o universo como um todo; e que uma vida em que isso não é realizado é uma vida empobrecida no aspecto mais significativo." ( v ) C. Elementos de Uma Cosmovisão: "Uma cosmovisão equilibrada inclui crenças em pelo menos cinco áreas principais: Deus, realidade, religião, moralidade e cosmos." ( f ) D. Kant entendia que os seres humanos se servem somente do uso da razão para definir "uma compreensão do significado do mundo e de nosso lugar dentro dele", sendo que a sua defesa da autonomia da religião e da espiritualidade do homem em superioridade ao pensamento das tradições no momento de perceber e definir a "visão de mundo" seria um princípio bastante utilizado no decorrer do século 19. ( F ) E. Para Friedrich Schelling (filósofo idealista), a "visão de mundo" tratava do "respeito ao anseio da humanidade de chegar a um acordo sobre as questões mais profundas da existência e da natureza do universo", num pensamento que propunha uma "compreensão abrangente e coesa do mundo". ( V ) RESPOSTA. V-V-F-F-V QUESTÃO 3. Acerca dos princípios e pressupostos do tema Cosmovisão, assinale V para verdadeiro e F para salvo nas colunas abaixo. ITEM A. Diltney, a filosofia desenvolvia um sistema integrado de pensamentos formatados na objetividade, enquanto que a cosmovisão "é um conjunto de crenças mantidas tão intimamente por uma pessoa que é apropriado dizer que este vive dentro de sua cosmovisão ou a possui." ( F ) B. Segundo Kierkegaard, os aspectos da abrangência e coesão relacionados ao tema da "cosmovisão", no sentido de que "seu objetivo é expressar o significado mais profundo do mundo, responder às questões fundamentais da vida." ( F ) C. Rodges desenvolveu resumo sobre o tema da "cosmovisão": "um complexo de ideias e sentimentos, abrangendo (a) crenças e convicções sobre a natureza da vida e do mundo, (b) hábitos e tendências emocionais baseados naquelas crenças e convicções e (c) um sistema de propósitos, preferências e princípios que governam a ação e dão unidade e sentido à vida". ( V ) D. Quando Diltney afirma que cosmovisão tem a ver com as crenças da pessoa, ele entende que esta visão de mundo não está embasada somente na razão e na busca pela compreensão da existência, mas sim, destaca que "cosmovisões surgem de nossa atitude diante da vida, de nosso conhecimento da vida e de toda a nossa estrutura mental". ( V ) E. Filósofos e pensadores cristãos que seguiram os princípios de Dilthey, abraçaram o seguinte entendimento do tema: "a cosmovisão expressa um conjunto de crenças que são basilares e formativas para o pensamento e vida do ser humano." A partir dos pensamentos de Kant, Kierkegarrd e Diltney, os pensadores cristãos deverão abordar a compreensão histórica do termo "Cosmovisão" com atenção e cuidado, sendo possível concordar com Schelling, de "que cosmovisão é uma compreensão abrangente e coesa do mundo e do lugar que a pessoa ocupa nele", e também concordar com Dilthey, de "que são as crenças fundamentais da pessoa sobre o mundo que dão forma aos pensamentos e ações", pra orientar seu entendimento e significado da vida. ( V ) RESPOSTA. F-F-V-V-V QUESTÃO 4. Acerca do tema Cosmovisão, assinale apenas as afirmativas corretas. ITEM A. O "termo cosmovisão" surgiu na cultura alemã entre os séculos 18 e 19, em uma reflexão de Kant que buscava destacar a "capacidade humana de intuir o mundo exterior à medida que este é apreendido pelos sentidos", e mais tarde, indicando "uma concepção do universo a partir do homem conhecedor moralmente livre." (V ) B. A partir da cultura alemã, a expressão e reflexões correlatas se desenvolveram em toda Europa, em que surgiu um entendimento de que o termo tratava de "uma visão metafísica do mundo, considerando uma concepção de vida." ( V ) C. Para Abraham Kuyper, "dois sistemas de vida estão em combate mortal. O Modernismo está comprometido em construir um mundo a partir de concepções tradicionais e espirituais; enquanto que, por outro lado, todos aqueles que reverentemente humilham-se diante de Cristo e o adoram como o Filho do Deus vivo, e o próprio Deus, estão resolvidos a salvar a "herança católica" e os dogmas cristãos. ( F ) D. Kuyper observa que o termo técnico alemão Weltanschauung não tem equivalente preciso em inglês. Por isso, ele usou a tradução literal conceito do mundo (cosmovisão), (porém), a frase mais explícita: concepção de vida e de mundo parece ser preferível (embora James Orr faça o destaque de que utiliza ambas as frases em suas palestras: sistema de vida e concepção de vida e mundo." ( v ) RESPOSTAS. V-V-F-V QUESTÃO 5. Assinale V para verdadeiro e F para falso nas declarações abaixo sobre o processo de racionalismo no pensamento ocidental e suas consequências culturais: ITEM A. A descristianização da sociedade significa que todas as dimensões da vida social, como as artes, a ciência, a política, a economia e a filosofia se tornaram predominantemente filosóficas e místicas, relegando à fé cristã o papel estreito de veículo inspirador de uma devoção subjetiva, desprovida de engajamento com as realidades manifestas da vida. ( F ) B. Foi nesse período que o teólogo e educador escocês James Orr levantou a voz, "propondo um retorno do cristianismo e um sistema integral de percepção do mundo, vida e pensamento. (...) Nas palavras de Orr: "A oposição que o cristianismo enfrenta não está confinada a doutrinas especiais ou a pontos supostamente em conflito com as ciências naturais... Mas estende-se à forma total de se conceber o mundo, do lugar do homem nele, da maneira de conceber o sistema total das coisas, naturais e morais, das quais nós somos uma parte. Não temos mais uma oposição de detalhes, mas de princípios. ( V) C. Acerca das mudanças conceituais e de paradigma de cosmovisão, surgidas desde o Renascimento até o Racionalismo, houve um movimento racionalista dentro do Cristianismo, denominado de “deísmo”, que pretendia explicar a religião sem utilizar os limites e as regras das doutrinas dogmáticas da Igreja. Os deístas buscavam esclarecer os princípios universais daquela que viria a ser considerada como uma religião natural e cristã, a qual teria suas bases e princípios oriundos dos instintos interiores dos homens, e não das revelações da bíblia ou de acontecimentos históricos “sagrados”.(V ) D. Observe que até esse momento da história do desenvolvimento da teoria do conhecimento, início do desenvolvimento do racionalismo, a Pessoa do Deus cristão continuava sendo considerada essencial nas proposições dos filósofos e intelectuais, ainda que a autoridade da Igreja e da Bíblia estivessem sendo questionadas. ( V ) E. O Iluminismo; uma expressão surgida apenas no século 19 que origina do alemão “die Aufklärung” (aclarar) e do francês “les lumières” (as luzes), foi um movimento cultural abrangente da Idade Moderna bastante relacionado a uma determinada época do século 18, entre os anos 1720 até 1780. Seu princípio essencial orientava que a razão deveria ser utilizada de forma livre e progressista pelo homem no objetivo de que a humanidade pudesse superar as concepções de mundo medievais que a tinham estruturado até então, posto que tais valores mantinham a sociedade submissa a paradigmas opressores do passado. (V ) RESPOSTA. F-V-V-V-V QUESTÃO 6. Assinale somente as afirmativas corretas. ITEM A. O Iluminismo estava se tornando um grande movimento progressista através do qual os intelectuais entendiam que seria possível estabelecer normas gerais de direitos civis para todos os homens. ( V ) B. Nesse contexto de transformações da cosmovisão do Ocidente, Goheen assinala um pensamento e reflexão valiosos: "A sociedade que experimentou uma reviravolta como triunfo da modernidade era a mais propriamente cristã da história”. ( F ) C. A principal concorrência para a cosmovisão cristã na parte do mundo normalmente tida como a cristandade é um sistema que muitas vezes se conhece pelo nome de naturalismo. A proposição pedra de toque, ou pressuposição básica, do naturalismo afirma: "Nada existe fora da ordem transcendente e espiritual.". S. D. Gaede, explica: "A cosmovisão naturalista repousa na crença de que o universo material é a soma total da realidade. (V ) D. Algumas proposições naturalistas: 1. Só a natureza existe e Deus não existe... 2. A natureza sempre existiu, por isso o naturalismo diz "No princípio, a matéria." 3. A natureza é caracterizada pela total uniformidade. A sua regularidade impede a ocorrência de qualquer coisa como um milagre... 4. A natureza é um sistema determinista. A crença no livre-arbítrio pressupõe uma teoria da ação humana... Essa crença é incompatível com as pressuposições do naturalismo... 5. A natureza é um sistema materialista. O que quer que tais coisas como pensamentos, crenças e inferências sejam, elas são ou coisas materiais, ou reduzíveis a, ou explicáveis em termos de coisas materiais, ou são causadas por algo material. ( V ) E. O cristão acredita que a ordem natural e também sua continuidade dependem de Deus para acontecer, posto que a existência do mundo orienta que procuremos sua causa fora dele; pois "as leis que operam dentro da ordem natural devem sua existência à atividade criativa de Deus." (...) "O Naturalismo e a Fé Cristã são inimigos naturais no mundo das ideias. Se um deles é verdadeiro, o outro deve ser falso. ( V ) RESPOSTA. V-F-V-V-V QUESTÃO 7. Assinale V para afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ITEM A. Duas narrativas pós-iluministas surgidas no século 19 procuram manter a fé no progresso por meio da ciência e da tecnologia. Essas duas narrativas são o liberalismo e o marxismo. O liberalismo oferece um projeto de sociedade baseado na soberania e liberdade do indivíduo em questões econômicas; e em sua forma política, valoriza os direitos humanos individuais. ( V ) B. Nesse contexto de narrativas pós-iluministas, no pensamento político de Marx, a observação de Darwin da conquista via luta no mundo natural é traduzida em termos sociais: a história é impelida pelo conflito de classes. A narrativa de progresso é uma história de sucessivas revoluções de classe que, no final, conduzirão à igualdade e à distribuição justa e equitativa de toda a riqueza criada pelo desenvolvimento econômico. (V ) C. Acerca do problema do mal, Plantinga Jr destaca que, "todos os oponentes do cristianismo histórico, levantam o problema do mal como uma forma de desafiar a crença cristã em Deus", ainda que muitos intelectuais defensores de certos tipos de movimento, como o naturalismo, não tenham qualquer condição racional de fazer esse tipo de argumentação, já que "bem e mal num universo naturalista não podem se referir a qualquer coisa transcendente, qualquer coisa que tenha posição fora da ordem natural das coisas." ( V ) D. "O teísmo defendia a ideia de que Deus havia criado o mundo, dotando-o com a capacidade de evoluir e funcionar sem que houvesse a necessidade da contínua presença e interferência de Deus. Essa perspectiva", bastante influente especialmente no século 18, "via o mundo como um relógio, e Deus como um relojeiro. Deus havia dotado o mundo como um modelo auto-sustentável para que pudesse funcionar sem a necessidade de sua contínua intervenção." ( F ) E. A maior mudança ocasionada pelo Renascimento foi colocar o ser humano no centro da sociedade, com suas reflexões e aspirações, capacidades e projeções, retirando das mãos da Igreja a condição de definir a maneira como a civilização deveria entender a realidade e organizar o mundo. Foi neste contexto que a Europa viu surgir o humanismo, um movimento de “retorno às fontes”, que buscava entender o modo como os clássicos se expressavam culturalmente. ( V ) F. A publicação da obra “Enciclopédia”, por Denis Diderot, tornou-se um dos marcos do Iluminismo, sendo que a orientação era de que fosse utilizado somente o raciocínio lógico na feitura de seus textos acerca dos temas mais diversos. Essa proposição se tornou uma importante distinção deste movimento em contraponto às reflexões do Renascimento, pois o pensamento iluminista buscou questionar e criticar amplamente as doutrinas da Igreja Cristã; sendo que o Cristianismo buscou responder tais indagações através de formulações mais racionais, através de um movimento que ficou conhecido historicamente como “protestantismo liberal”. ( V ) RESPOSTA. V-V-F-V-V QUESTÃO 8. Descreva de modo breve a forma como Kuyper utilizava os termos "reformado" e "calvinista" no desenvolvimento de suas reflexões? QUESTÃO 9. Explique o propósito e modo em que o pensamento de Calvino foi desenvolvido nos séculos 19 e 20 através do pensamento de Kuyper e pensadores do movimento do Neocalvinismo? FIM DAS QUESTÕES. Autor. Ivan S Rüppell Jr é Professor de Teologia e Ciências da Religião.

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