TEXTO Bíblico. 1 João 2.18-27. "Mas vocês tem a unção que vem do santo e todos tem conhecimento. (...) Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; e aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai". (1 João 2. 20-23).
MEDITAÇÃO. Como diziam os antigos, "uns são e outros não são". É verdade. Alguns seres humanos são cristãos e outros não são cristãos, e a definição dessa diferença vem pelo conhecimento da verdade sobre o Cristo de Deus. O Apóstolo João orienta os primeiros cristãos preocupados com a fé e a fidelidade que o verdadeiro conhecimento do Cristo de Deus era um entendimento dado diretamente por Deus para os seres humanos. Entre algumas situações bíblicas, dá pra separar três momentos em que este conhecimento é dado e desenvolvido por Deus na mente e personalidade dos cristãos: primeiro, quando Jesus diz para Pedro que o futuro apóstolo é bem aventurado já que ele sabe que Jesus é o Cristo porque esse conhecimento foi dado diretamente por Deus pra ele. Mais tarde, o apóstolo Paulo ensina aos cristãos de Corinto que experimentavam comunhão abençoadora com Deus ao receber dons diversos, que não deveriam se preocupar com esta nova dinâmica espiritual de adoração e serviço. Pois ninguém sequer dizia que Jesus era o Senhor, se não soubesse disto através do conhecimento dado pelo Espírito Santo. E aqui no texto bíblico de hoje, vemos o apóstolo João explicando que os cristãos são ungidos especialmente com o conhecimento que determina a diferença entre a Vida eterna e o Juízo, que é saber que Jesus é o Cristo de Deus! ORAÇÃO. Pai Nosso que está nos céus. Bendito seja o nome do Senhor que nos chamou pra olhar para Jesus e revelou na nossa consciência e espírito que Ele é o Cristo! Que venha o teu reino e seja feita a tua vontade sobre nós, pois somente teu é o reino, o poder e a glória pra sempre. Amém! autor. Ivan Santos Rüppell Júnior é professor e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana do Brasil.
C. S. Lewis escreveu o livro de ficção teológica 'Cartas do Inferno' para apresentar a Batalha Espiritual pelas almas da humanidade no cotidiano comum de todos nós. Como bem esclarece o Apóstolo Paulo na Carta aos Efésios, "nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas com governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais." (cap. 6, 12). Essa realidade da existência transcendente dos seres humanos surge no primeiro anúncio bíblico do Evangelho de Jesus, o Messias, quando Deus fala para a serpente as seguintes palavras: "Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar." (Gênesis, 3.15). O site da produtora traz a seguinte sinopse ao filme "Oficina do Diabo", que se baseia no livro de Lewis: "O demônio Fausto subiu do inferno para ajudar Nata...
Comentários
Postar um comentário