segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Meditação Dominical. UMA ESCADARIA PARA O CÉU, Cartas de João.

TEXTO Bíblico. "Escrevi a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai. Escrevi a vocês, pais, porque conhecem aquele que existia desde o princípio. Escrevi a vocês, jovens, porque são fortes. A palavra de Deus permanece em seu coração, e vocês venceram o maligno." (1 carta de João, cap. 2. 14). MEDITAÇÃO. Semana passada vimos que a sabedoria bíblica explica a importância de praticarmos atitudes éticas cristãs para seguir vivendo junto de Deus até conhece-Lo de verdade. Pensando nisto, em como conseguimos viver de uma maneira que nos faz ficar ao lado de Deus no cotidiano, sabemos que a vida natural do ser humano ocorre através de ciclos em que somos filhos, jovens e pais, vivendo a infância, juventude e fase adulta. Nossa pessoa única, corpo e espírito, consciência e sensações se desenvolve enquanto passamos por essas fases da vida, como que subindo degraus da maturidade. A vida cristã também tem seus ciclos que ocorrem igualmente em nosso corpo físico e consciência espiritual, que formam a nossa personalidade humana integral. Assim, na vida cristã é preciso ter sabedoria e praticar a experiência de ser filhinhos de Deus, que confessam pecados e recebem perdão. É preciso lutar contra as tentações como um jovem na força do Espírito Santo, para não praticar de novo, os pecados já tratados com Deus Pai. Depois, é preciso experimentar a atitude de ser pais espirituais vivendo um mandamento cristão naquela situação em que antes cometemos pecado. Eis a maneira como nós seremos discípulos de Cristo, numa situação em que iremos conseguir conhecer o Filho de Deus, ao com Ele andar, não apenas de ouvir falar. Estas três fases da vida cristã podem ocorrer todas num mesmo dia, e devemos andar nos degraus desta escadaria para o céu em cada nova situação que tivermos fé para crer em Deus. E assim seremos sábios a cada novo dia, conhecendo a Deus Pai enquanto vivemos junto do Filho, Jesus Cristo, pelo mover do Espírito Santo em nossa personalidade! ORAÇÃO. Santo Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Que venha o teu reino e seja feita a tua vontade na minha vida. Perdoa os meus pecados e não me deixa cair em tentação, mas livra-me do mal. Eu creio em Deus Pai Todo Poderoso, e em seu único Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor. Creio no Espírito Santo e na Ressurreição do corpo. Amém! Autor. Ivan Santos Rüppell Jr é professor, advogado e ministro licenciado da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário