Natureza. Sua maravilha inicia na simples visão do céu azul e dos mares verdes, ou cinzas. E no sentir o frescor das montanhas e o sol em calor sobre nós. Não há como negar o sopro de vida que recebemos quando vivemos perto ou, só notamos a natureza ao redor. Sentimo-nos em harmonia, equilibrados e renovados, interessados e animados. Pra viver. Este convívio e experiência desenvolve nossa espiritualidade, pois somos seres espirituais existindo fisicamente. Exatamente neste mundo e natureza. Todos os dias da vida.
Existir espiritualmente num corpo e mundo físicos nos coloca de braços dados com a natureza. Eis um convívio do qual nossa razão pode algo aprender, pois a natureza revela certa ordem e progresso. A criação oferece certas dádivas e possibilidades. Reconhecer este relacionamento projetado entre a humanidade e a criação é feliz decisão dos que desejam alcançar uma espiritualidade saudável no cotidiano existencial.
A primeira percepção é raciocinar que o descanso semanal dos humanos requer encontros com a criação e na natureza. E a estrutura e a ordem da criação revelam uma unidade de existência entre mares e terras, ventos e marés, tempestades e calor – e junto desta natureza diversa e una, se ajuntam ainda, os animais. Só faltamos eu e você, muitas vezes. Pois não somos superiores nem independentes do mundo natural. Somos apenas, pessoas. Seres espirituais que existem fisicamente ao redor e adentro da natureza – e isto, não se deve esquecer.
Se deixarmos de lado a busca de um convívio prazeroso e contemplativo, respeitoso e interessado pela Natureza deste mundo em que vivemos, e somos. Então, já vivemos mal, espiritualmente mal! Pois desprezamos nossa casa. O mundo.
Esse texto tem objetivo didático na disciplina de Símbolos de Fé no Seminário Presbiteriano do Sul extensão Curitiba. Daí a utilização de resumos e citações mais longas no interesse de oferecer aos alunos o conteúdo apropriado para o entendimento necessário aos debates e explanações em aula. CONTEÚDO de Aula: CONTEXTO HISTÓRICO DA ORGANIZAÇÃO DOS SÍMBOLOS DE FÉ DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL. TEOLOGIA REFORMADA. "Trata-se da teologia oriunda da Reforma (calvinista) em distinção à luterana. O designativo "reformada" é preferível ao calvinista... considerando o fato de que a teologia reformada não provém estritamente de Calvino." (Maia, p. 11, 2007). OS CREDOS E A REFORMA. "Os credos da Reforma são as confissões de fé e os catecismos produzidos nesse período ou sob sua inspiração teológica. Os séculos 4 e 5 foram para a elaboração dos credos o que os séculos 16 e 17 foram para a feitura das confissões e dos catecismos. A razão parece evidente: na Reforma, as...
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